INICIAÇÃO SEXUAL

INICIAÇÃO SEXUAL

Sexo tem que ser um ato responsável. É de suma importância a informação à respeito das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e dos métodos anticoncepcionais.

Condom (Camisinha) não é o método contraceptivo mais eficaz, e sim um método de barreira para evitar as DST. A mais comum e preocupante dessas doenças é o HPV (‘Papiloma Vírus Humano’), que é a causa do câncer do cólo do útero. É muito importante que todas as meninas possam fazer a vacina para o HPV antes do início da vida sexual. A idade da primeira relação vai variar de acordo com a maturidade de cada menina.

Outras doenças sexualmente transmissíveis são: gonorréia, sífilis, herpes genital e clamídea. Não se pode esquecer da transmissão sexual do vírus da hepatite B e C, e do HIV.

Em relação aos métodos anticoncepcionais, sempre se informe com sua ginecologista e não com as amigas. Na adolescência, o método mais utilizado e eficaz são as pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem. Como cada menina tem suas próprias características, a indicação do método é individualizada.

Compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!