A melhor maneira de se preparar para amamentação

A melhor maneira de se preparar para amamentação

O êxito na amamentação começa ainda na gestação. Enquanto o ventre da mulher gera o bebê, diversas dúvidas vão surgindo em sua cabeça: como me preparar para a chegada do meu filho? Há algo que eu deveria fazer para preparar meus seios? Será que vou conseguir manter o aleitamento materno exclusivo? Para tirar essas e outras dúvidas, convidamos a Dra. Nayara Figueira, que integra a equipe de Pediatria do Centro Integrado Bella.

Segundo a médica, a melhor maneira de se preparar adequadamente para amamentar é o conhecimento. Além de conversar sobre o tema com outras mulheres e profissionais especializados em amamentação, vale também participar de grupos educativos e se inscrever em cursos para gestantes.

Diferente do que se pensava e fazia antigamente, não é recomendado massagear ou esfregar a mama com esponjas ou toalhas. A Rede Global de Banco de Leite Humano, entidade que realiza atendimento de orientação e apoio à amamentação, recomenda que as mulheres não façam nada muito diferente do que já faziam antes da gravidez. O seio deve ser lavado só com água, evitando o uso de creme ou sabonetes, para que a hidratação natural seja preservada durante a gravidez. As pequenas glândulas sebáceas localizadas na aréola produzem uma secreção que protege a pele para a amamentação, evitando rachaduras. Também não é recomendado o uso de conchas ou outros tipos de protetores de mamilo.

Em relação ao corpo da mulher, o aumento no volume dos seios já é visível durante a gestação. A médica, que também é especialista em neonatologia, recomenda o uso de um sutiã confortável, com alças largas e sustentação adequada. Além disso, o fecho deve ser ajustável, para ir adaptando a peça conforme a gestação avança.

Dra. Nayara salienta que a experiência com a amamentação é diferente para cada mulher. Enquanto algumas passam por dificuldades iniciais, para outras tudo flui num processo natural. Isso se deve, principalmente, a variação da condição emocional da mãe e o ambiente em que está inserida. O apoio dos familiares, amigos e dos profissionais de saúde é fundamental para o estabelecimento do aleitamento.

ADra. Nayara Figueiraé pediatra/neonatologista do Centro Integrado Bella e atende toda quarta-feira. Para mais informações sobre marcação de consultas, entre em contato pelos telefones (21) 2530-4779/2537-8980.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Bella GestanteBella FemininaBella Tartari