Câncer de mama: a importância do diagnóstico precoce – por Dra. Polyanna Azevedo

Câncer de mama: a importância do diagnóstico precoce - por  Dra. Polyanna Azevedo

A campanha Outubro Rosa visa conscientizar a população, tanto feminina quanto masculina, sobre o câncer de mama, doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo (excluídos os tumores de pele não melanoma), atingindo a marca de mais de 59 mil casos novos por ano no nosso país.

                                      

Devido a esse dado, é imprescindível que a mulher tenha uma rotina de visita regular ao ginecologista para melhor avaliação das mamas. Além disso, é preciso realizar o autoexame mensalmente, logo após a menstruação.

 

Cerca de 30% do risco de câncer de mama pode ser evitado adotando práticas de vida saudáveis, com uma alimentação rica em vegetais e folhas verdes escuros, prática regular de exercício físico, combate à obesidade e ao tabagismo, evitar bebida alcoólica e uso de hormônios sem orientação médica.

 

Além disso, os fatores genéticos devem ser sempre levados em consideração, como a presença de câncer de ovário, caso de câncer de mama na família em alguém com menos de 50 anos, histórico familiar de homem com câncer de mama e a presença dos genes BRCA 1 e BRCA 2.

 

Vale lembrar que hoje em dia dispomos de métodos de diagnóstico de câncer de mama ainda bem inicial, o que é fundamental para o sucesso do tratamento e a cura.

Mulher que se ama… se toca e se cuida!

Como fazer o autoexame? – Cartilha “O que você precisa saber sobre o câncer de mama” – Sociedade Brasileira de Mastologia (2018) – pg. 12 – http://bit.ly/CartilhaSBMCancerDeMama

 

A Dra. Polyanna Azevedo atende no Bella todas às quintas, das 13h às 20h. Para marcar uma consulta, entre em contato com o Centro Integrado Bella pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]