Como manter uma alimentação saudável na gravidez

Como manter uma alimentação saudável na gravidez

Comer bem na gravidez significa manter uma alimentação diversificada e equilibrada. Gerar uma nova vida faz com que o corpo da mulher passe por diversas mudanças fisiológicas e metabólicas. Para o organismo reagir bem a essas mudanças sem entrar em colapso, é preciso redobrar a atenção com a alimentação pelo menos até o fim da amamentação.

As grávidas devem aumentar a ingestão de nutrientes indispensáveis para a boa formação do feto. A quantidade a mais de calorias varia de acordo com o quadro de saúde de cada mulher e a sua rotina de atividade física.

É preciso realizar, no mínimo, cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Além disso, não é recomendado ficar mais de três horas sem comer. Dê preferência ao consumo de cereais integrais, que possuem fibras e ajudam no bom funcionamento do intestino. Priorize também verduras, legumes e vegetais verde-escuros, que são ricos em ferro e ácido fólico, nutrientes essenciais para a formação do feto. Evite o consumo excessivo de açúcar, gorduras saturadas e alimentos industrializados.

Em relação à ingestão de líquidos, beba, no mínimo, 2L de água diariamente. Deixe de lado o consumo de refrigerantes e dê preferência aos sucos naturais e a água de coco. Para quem gosta de chá, é preciso redobrar a atenção, pois algumas opções são proibidas na gravidez, como hortelã e canela. Já os chás de erva-cidreira, erva-doce, capim-limão e camomila podem ser consumidos, mas vale conversar com o nutricionista a quantidade adequada.

Para a hora do lanche, veja a dica da nutricionista Graziela Siqueira, que atende aqui no Centro Integrado Bella “As frutas são uma ótima opção de lanches feitos entre as principais refeições. Uma dica é consumi-las sempre associadas a uma opção de fibra, como aveia e granola natural, ou oleaginosas, como a castanha de caju, castanha do pará, nozes ou amêndoas, evitando assim um possível pico glicêmico”.

É importante lembrar que cada gestação tem suas peculiaridades. Por isso, para ter uma dieta nutritiva e correta, procure um nutricionista e não consuma nada sem orientação adequada.

Fontes: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_alimentacao_nutricao_rede_cegonha.pdf

/saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/receita-para-uma-gravidez-com-ganho-de-peso-saudavel-atencao-a-alimentacao

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]