ENGRAVIDOU? E AGORA?

ENGRAVIDOU? E AGORA?

A partir do momento que exista um atraso menstrual maior que 5 dias é fundamental a realização do BHCG (exame de sangue) para diagnosticar a gestação.

Com isso, marca-se a primeira consulta de Pré-Natal. Normalmente, as consultas serão mensais até o 7° mês, quinzenais do 7° ao início do 9° mês, e semanais até a hora do parto.

A gravidez é divida por trimestre, cada um com características diferentes. O primeiro trimestre é o período de adaptação em que começam a ocorrer as mudanças corporais (aumento da cintura, das mamas, dos quadris,…) e sintomas como náuseas, vômitos, sonolência tornam o período bem conturbado.

A partir do 2° trimestre, a maioria das grávidas desabrocham e passam a vivenciar a plenitude da gestação. O corpo ganha a forma definida de gestante, os sintomas desagradáveis do 1° trimestre normalmente desaparecem e o bêbê começa a mexer.

No 3° trimestre, a mulher já está pesada devido ao acentuado aumento do volume abdominal, que também ocasiona bastante peso em baixo ventre e nos membros inferiores. Nesta época, algumas mulheres ficam bem inchadas, o que torna a situação extremamente desagradável.

Cada trimestre tem exames específicos a serem realizados, como, por exemplo:

1°) USG para avaliação da translucência nucal e Teste de Risco Fetal (ambos avaliam o risco de defeitos cromossômicos).

2°) USG morfológica (avaliação de defeitos orgânicos).

3°) Dopplerfluxometria (diagnóstico precoce de hipertensão), Pesquisa de Diabetes Gestacional.

Existem diversos exames a serem feitos durante a gestação, além dos exemplificados acima.

share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]