Como o exercício físico ajuda no tratamento do câncer? – por Dr. Fabrício Braga

Como o exercício físico ajuda no tratamento do câncer? - por Dr. Fabrício Braga

A atividade física tem um papel fundamental na oncologia, que vai da prevenção até o tratamento. Estudos científicos já mostraram que fazer algum tipo de exercício diariamente reduz a chance de evolução de pelo menos 16 tipos de câncer.

Praticar algum tipo de exercício também é fundamental para pacientes oncológicos em qualquer estágio da doença. O ato de se movimentar reduz os níveis de insulina e o estresse oxidativo, ou seja, radicais livres que são capazes de estimular a multiplicação das células malignas. Além disso, há a diminuição do peso corpóreo e o fortalecimento do sistema imunológico.

Em pacientes oncológicos, é preciso primeiramente medir a capacidade e a aptidão de cada um para que o prognóstico seja positivo e que a cirurgia, caso necessário, seja feita com o menor risco possível. O ideal é que essa preparação dure de 4 a 6 semanas. Já foram observados casos favoráveis com 4 semanas de exercício de alta intensidade (3x por semana).

Um estudo canadense mostrou que indivíduos ativos que estavam fazendo a quimioterapia conseguiram completar o ciclo de tratamento com menos efeitos colaterais em comparação com quem não praticava algum tipo de exercício. Mas é preciso ter cautela com a imunidade e outras queixas. O recomendável é descansar por pelo menos 48h.

Vale lembrar que é muito importante que a pessoa diagnosticada com câncer consulte especialistas que possam avaliar a capacidade cardiorrespiratória e iniciem uma rotina que envolva exercícios aeróbicos, musculação e alongamento. Vale lembrar que a supervisão médica é fundamental para que a atividade física ajude no processo de tratamento. Respeite as limitações impostas pelo profissional!

Saiba mais sobre o tema no nosso canal do YouTube
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]