Os Desafios dos Novos Arranjos Familiares – por Cláudia Oliveira

Os Desafios dos Novos Arranjos Familiares  - por Cláudia Oliveira

Quando falamos da família contemporânea, é possível observar alguns formatos atuais bastante comuns nesse contexto. Primeiro podemos falar da estrutura familiar, que passa de um modelo hierárquico e paternalista, onde o chefe de família é representado pela figura masculina, para um modelo horizontalizado, onde há maior participação da mulher no contexto da independência emocional e, principalmente, financeira.

Essa mudança de estrutura traz equidade e equilíbrio familiar, tanto nas decisões, quanto na possibilidade de maximizar o potencial da família como um todo. E, nas famílias constituídas por casais do mesmo sexo, a equidade tende a ser naturalmente estabelecida.

Esse é o objetivo do Coaching e da terapia de família e casal: buscar o equilíbrio e a maximização do potencial das famílias. Muitas vezes, elas ainda carregam as dificuldades de transição do modelo tradicional para o modelo contemporâneo, onde observamos um alto nível de disputa de poder, falta ou dificuldade de comunicação, pouco uso da empatia e um fraco cuidado mútuo. Todas essas questões afetam diretamente todo o sistema familiar, principalmente os filhos, que muitas vezes desenvolvem sintomas por conta desse desequilíbrio.

Ainda no tema, é importante mencionar que a família Contemporânea é também formada pelo recasamento, onde um ou ambos possuem filhos de relações anteriores, então encontramos numa mesma estrutura educações, valores, rotinas, entre outras características, bem diferentes entre si, sendo importante investir tempo e dedicação em novos combinados familiares e buscar, assim, harmonia no sistema.

Eu sempre arrisco em dizer que: NÃO FALTA AMOR, FALTA COMUNICAÇÃO!

A Terapeuta e Coach de Família Cláudia Oliveira atende no Centro Integrado Bella todo sábado, das 8h às 13h. Para agendar um horário, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp CIB) /98177-6920 (WhatsApp Coach)
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]