O que é psicoterapia? – por: Anabelle Condé

O que é psicoterapia? –  por: Anabelle Condé

Muitas pessoas se questionam do que se trata, afinal de contas, fazer terapia. Mesmo antes de me tornar psicóloga, fiz psicoterapia para me entender e definir melhor os próximos passos da minha vida. Anos mais tarde, acabei me transformando tanto que isso expandiu completamente meus caminhos. Acabei encontrando meu propósito: cuidar das histórias de vida das pessoas. Conheço pessoas que, após fazerem terapia, por períodos variados de tempo, conseguiram se reerguer após momentos críticos. A terapia serve de amparo para pessoas em situações diversas e faz com que os sujeitos aprendam a lidar com transtornos psicológicos e físicos, isto é, as dores do corpo e as da mente. São muitas as pessoas que passam a se conhecer melhor, a ter mais empatia com os outros e a praticar a autoaceitação. É um caminho que contribui para que alcancem a consciência e a coragem necessárias para se transformarem.

A seguir, exponho alguns esclarecimentos sobre a psicoterapia:

O que é a psicoterapia? É um processo de escuta e acompanhamento com um profissional de saúde mental habilitado. O psicólogo possui uma escuta qualificada e ferramentas específicas para cuidar de questões de saúde mental. É um espaço de escuta acolhedora, livre de julgamentos, no qual você pode se abrir e se conhecer, entrando em contato com os seus sentimentos para se conscientizar sobre como vive e como quer viver sua vida. 

Quem pode fazer terapia? Qualquer pessoa pode se beneficiar da psicoterapia. Um alerta de que a saúde mental não está em boas condições é quando as emoções estão interferindo negativamente na vida pessoal e profissional, bem como no sono e no apetite da pessoa, por exemplo. É especialmente indicada para indivíduos em sofrimento psíquico, com transtornos de ansiedade, depressão, pânico, problemas de relacionamento, conflitos familiares, autoestima baixa, compulsões, dentre outras questões.  Porém, quem estiver interessado em desenvolvimento pessoal, em mudar a própria vida e se relacionar melhor com as pessoas e consigo mesmo, também pode buscar terapia.  É uma forma de autoconhecimento e de ampliar a forma como percebe a si mesmo e ao mundo.

Quanto tempo dura? Não há um tempo determinado para o tratamento, variando de acordo com a demanda da psicoterapia e da abordagem do psicólogo.

Quais são as linhas de Psicologia? Existem diversas abordagens em psicoterapia: Gestalt-terapia, Psicanálise, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia Analítica, dentre outras. Apesar de terem teorias e técnicas distintas, todas convergem no mesmo objetivo de promover a saúde emocional.

Como posso começar? É só entrar em contato com um psicólogo e agendar uma entrevista. Assim, você começará contando sua história. Vocês irão se conhecer e se familiarizar um com o outro, estabelecendo os combinados para iniciar o processo terapêutico.

Invista na sua saúde mental. Fazer terapia é um ato de amor próprio.

Anabelle Condé Rocha. Psicóloga, graduada no IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação). Comunicóloga, graduada em Comunicação Social na PUC-Rio e escritora. Especialista em Psicologia Clínica (ICGT) na abordagem da Gestalt-terapia. Curso de extensão em Terapia Familiar (Esfera), Extensão em Sexualidade Humana (Espaço Terapêutico Psi) e Capacitação em Terapia Sexual (Inteligência Erótica). Atendo em consultório e na modalidade online adultos e casais. Meu foco de atuação é em relacionamentos, sexualidade e saúde mental feminina. Trabalho com a abordagem da Gestalt Terapia, uma terapia humanista, acolhedora e criativa, que busca a ressignificação da própria história, com fé na capacidade humana de se reinventar.

Para agendar uma consulta, entre em contato pelo telefone 99888-1360

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]