Os benefícios da aromaterapia durante a gravidez

Os benefícios da aromaterapia durante a gravidez

A aromaterapia é uma prática terapêutica alternativa que usa as propriedades dos óleos essenciais puros, extraídos de raízes, caules, cascas, flores e folhas medicinais, para o bem-estar físico e psicológico. Uma gota de óleo essencial equivale em média a 25 xícaras de sachê de chá. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico (unidade do sistema nervoso responsável pelas emoções), que processará as informações e enviará sinais para as partes do corpo que precisam ser tratadas.

De acordo com Renata Ferraz, aromaterapeuta do Centro Integrado Bella, todos os benefícios dos óleos essenciais também podem ser usufruídos durante a gravidez, já que esse período é de grandes oscilações hormonais que podem afetar o físico e emocional da mulher. Os aromas podem ser usados de várias maneiras: aplicação na própria pele (sempre diluído em óleo carreador), em difusores, banheiras, umidificadores e até mesmo colares ou pulseiras de pedras vulcânicas específicos.

Vale ressaltar que os óleos possuem compostos concentrados que, ao serem inalados ou entrarem em contato com a pele, penetram na corrente sanguínea, tendo a capacidade de atuar tanto no sistema imunológico como também ultrapassar a barreira placentária, chegando ao feto. Por isso, nem todos são indicados na gestação e o uso deve ser feito acompanhado de um profissional habilitado, que deve conduzir e sugerir a melhor opção de acordo com a necessidade e as propriedades especiais de cada planta.

Renata separou quatro exemplos que podem ser usados na gravidez, todos com as suas respectivas qualidades. Veja abaixo:

Lavanda Francesa
Benefícios: ajuda na ansiedade, estresse, tensão, relaxamento e dores de cabeça.

Olíbano
Benefícios: apoio para grávidas com estado de ansiedade em grau máximo, chegando ao estado de histeria; taquicardia; e medo do momento do parto.

Hortelã-Pimenta
Benefícios: apoia em enjoos e dores de cabeça.

Limão Siciliano
Benefícios: melhora o humor e aumenta a imunidade.
Obs.: não usar antes da exposição ao sol, pois pode causar manchas

A aromaterapeuta destaca que o uso dos óleos essenciais não deve substituir o tratamento médico, e sim, ser uma opção complementar. Para um melhor resultado das queixas, é extremamente importante investir em um bom profissional da área e em aromas com certificação de pureza.

Renata Ferraz está no Centro Integrado Bella toda terça-feira. Para marcações, entre em contato pelos telefones (21) 2530-4779/2537-8980.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Bella GestanteBella FemininaBella Tartari