Pessoas alérgicas podem tomar as vacinas contra a Covid-19? – por: Dra. Nathália Mota

Pessoas alérgicas podem tomar as vacinas contra a Covid-19? - por: Dra. Nathália Mota

A vacinação aqui no Brasil já começou há algumas semanas, mas ainda existem muitas dúvidas sobre quem pode ou não tomar a vacina contra a Covid-19.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) recomenda que todos os pacientes alérgicos podem e devem receber todas as vacinas disponíveis até o momento. A orientação é que pessoas que já apresentaram reações alérgicas graves a vacinas procurem antes o seu alergista, que poderá orientar sobre como proceder em relação à vacinação. Vale ressaltar que as que estão disponíveis aqui no nosso país(Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e Sinovac/Butantã) não contêm ovo, leite ou qualquer proteína alimentar, portanto pacientes portadores de alergia alimentar não possuem contraindicação.

No Reino Unido e nos Estados Unidos, foram notificados casos de reação alérgica grave (anafilaxia) em pessoas que receberam o imunizante da Pfizer/BioNTech, aumentando os questionamentos sobre a segurança do produto. No entanto, o efeito adverso foi em um grupo muito pequeno. Atualmente, a anafilaxia após vacinas é considerada uma reação rara, acontecendo numa frequência de 1 a cada 1.000.000 doses aplicadas. A maioria das queixas pós-vacinas são reações locais ou leves, como dor local e febre.

Concluindo, as vacinas são seguras, eficazes e devem ser aplicadas. Elas salvam vidas há anos. Faça sua parte: confie na ciência e vacine-se!

A Dra. Nathália Mota atende no Centro Integrado Bella todas as quartas de manhã. Para marcação de consultas, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]