Quando é necessário fazer o exame de mamografia? – por: Dra. Junia Dias

Quando é necessário fazer o exame de mamografia? - por: Dra. Junia Dias

Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para diagnosticar precocemente o câncer de mama, doença que mais mata mulheres aqui no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mas qual é a idade certa para começar a fazer?

A recomendação é de que, em geral, ele deve começar a entrar na rotina anual de exames a partir dos 40 anos, com um intervalo de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Porém, caso exista um histórico familiar próximo, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, como prevenção.

Vale ressaltar que a mamografia pode ser solicitada a qualquer hora, caso o médico ache necessário, especialmente se houver uma suspeita, como a presença de nódulos e outras alterações, que podem levar o especialista a suspeitar de um tumor e/ou alteração na região das mamas.

É importante ter em mente que a velocidade em seu diagnóstico pode definir sua porcentagem de cura e a intensidade do seu tratamento. Quanto mais cedo o câncer de mama é detectado em seu corpo, maiores são suas chances de cura!

 

OBS: o exame é contraindicado para as gestantes, pois a radiação pode interferir na formação do bebê.

Faça exames regularmente e fique sempre por dentro de tudo que acontece com o seu corpo. Caso note alguma alteração, marque uma consulta com o seu médico!

 

A Dra. Junia Dias atende aqui no Centro Integrado Bella toda quinta-feira, na parte da manhã. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]