Rotina de exercícios na gravidez

Rotina de exercícios na gravidez

Fazer exercícios físicos durante a gravidez não é mais coisa de outro mundo. Se manter ativa neste período melhora as condições cardiovasculares e tonifica a musculatura, o que ajuda no parto. Além disso, a prática aumenta o fluxo placentário, oxigenando melhor o bebê. As qualidades se estendem para o pós-parto, já que ajuda na rápida recuperação da mulher.

No entanto, antes de tudo, é preciso consultar o obstetra para saber se a gravidez não é de risco. Se ele der o aval, é a hora de ver qual exercício combina mais com você. Caminhada, hidroginástica, natação e pilates estão entre os mais recomendados. Mas isso não significa que outras modalidades não podem ser escolhidas, como musculação, dança e corrida. Isso depende muito de como a mulher era em relação aos exercícios antes da gestação.

Na hora da prática, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Como a progesterona aumenta na gravidez, as articulações ficam embebidas de relaxina – hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta –, deixando-as mais frouxas e aumentando o risco de lesões. Por isso, é preciso ter sempre a orientação de um especialista para ajudar nos exercícios e realizá-los da maneira correta. Além disso, a frequência cardíaca deve ficar até 65% da FC máxima, para não aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, a temperatura do líquido amniótico.

Antes de praticar qualquer exercício, converse com o seu obstetra!!

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]