Cuidados com a saúde emocional da mulher durante a gravidez

Cuidados com a saúde emocional da mulher durante a gravidez

Durante a gestação, é comum as futuras mamães ficarem com a cabeça cheia de pensamentos, como “quem é esse bebê que está aqui dentro de mim?” ou “como ele já pode mexer tanto comigo assim?”. Esse e outros mil questionamentos são normais, já que gerar um filho traz diversas mudanças para o resto da vida.

De acordo com a psicóloga Carina Lino, que atende aqui no Centro Integrado Bella toda segunda, esse turbilhão de emoções está relacionado ao choque entre o novo que está por vir com sentimentos como medo e incerteza, além da satisfação de desejos, como a felicidade e a sensação de completude pela gestação. Tudo isso, misturado com as alterações hormonais, favorece a tão conhecida oscilação do humor, com momentos de irritabilidade e medo/sensibilidade exacerbada.

Normalmente, o bebê vai sendo percebido de forma diferente pela mamãe a partir do terceiro mês, quando a barriga começa a crescer de fato. A partir do quarto mês, os exames de imagem e os primeiros movimentos do feto vão aproximando-a da realidade, alimentando os desejos em relação ao bebê. Entre o quarto e sétimo mês, a imaginação está no auge de sua produtividade. Entre o sétimo e o oitavo mês, o bebê está lá, bem definido pela mente. A aproximação com o parto faz com que o processo imaginativo cesse. Com o nascimento, surge o bebê real e as descobertas e desafios deste encontro. A personificação do bebê se dá já a partir de rituais como a compra do enxoval, a escolha do nome e mudanças no ambiente em que irá recebê-lo.

Lino afirma que é muito importante dialogar toda sua experiência com o companheiro (a) ou com sua rede de apoio, já que isso é determinante para o fortalecimento da segurança emocional da família. A ajuda profissional também é uma boa opção, principalmente se os desconfortos emocionais tiverem incomodando e atrapalhando a possibilidade de viver bem.

Portanto, não se prive de desejar e imaginar esse bebê. Isso faz parte da construção dele enquanto sujeito de sua própria vida! Compartilhe, viva intensamente esse momento tão particular e único. Cada gestação é uma gestação, cada bebê é um bebê.

Para mais informações sobre atendimentos com a psicóloga Carina Lino, entre em contato pelos telefones (21) 2530-4779 / 2537-8980 / 98330-2608.
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]