Vitamina D: quais são os seus benefícios? – por: Perla Nogueira

Vitamina D: quais são os seus benefícios? - por: Perla Nogueira

A Vitamina D é um pró-hormônio produzido na pele, sob estímulo da radiação ultravioleta B (UVB), sendo essa a sua principal fonte. Essa vitamina controla mais de 200 genes em nosso DNA e é considerada um hormônio com múltiplas atividades. Ela protege o sistema nervoso e a mucosa intestinal, além de ter ação anticancerígena e promover síntese de proteínas. Também é associada ao paratormônio (PTH), atuando como regulador do metabolismo ósseo. Alguns estudos já demonstraram, inclusive, a sua importância para o sistema imune.

Hoje em dia, a falta de exposição solar vem sendo considerada como a principal causa da deficiência da vitamina. O uso de protetor solar com fator de proteção solar igual ou maior que 30 chega a diminuir a síntese cutânea de substância em mais de 95%.

Infelizmente, a quantidade obtida pela dieta habitual (peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum, óleo de fígado de peixe, gema de ovo e cogumelos shiitake) é baixa e, em geral, insuficiente.

Já os idosos, devido ao envelhecimento natural, têm uma redução na capacidade de síntese de D3 pela pele e diminuição na produção de calcitriol a partir de 25OHD, por declínio de função renal.

Outras causas de deficiência incluem: disabsorção intestinal de gorduras, doença celíaca, cirurgia bariátrica, perda renal da proteína transportadora de vitamina D na Síndrome Nefrótica e o uso de medicações que resultem em aumento da metabolização de vitamina D, como anticonvulsivantes, corticoides, antirretrovirais e antifúngicos.

Para diagnosticar a deficiência da vitamina D, é feito exame da dosagem dos níveis séricos de 25OHD, considerado o melhor indicador disponível do estado nutricional da substância.

Em caso de carência, é recomendado aumento da ingestão de alimentos que contenham calciferol, além da suplementação e exposição à luz solar, de forma correta e segura. A indicação é de 15 minutos por dia, antes das 10h ou depois das 16h. Caso fique mais tempo, é preciso aplicar o filtro solar.

Atenção: não tome nenhuma suplementação sem recomendação do médico ou nutricionista!

 

A nutricionista Perla Nogueira atende aqui no Centro Integrado Bella toda quarta, das 8h às 16h. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

 

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]