Volta por cima após receber o diagnóstico de câncer – por Vinicius Zimbrão

Volta por cima após receber o diagnóstico de câncer - por Vinicius Zimbrão

Estamos em novembro, mês da campanha Novembro Azul, movimento mundial que visa reforçar, conscientizar e diminuir o preconceito sobre a importância da ida ao urologista e do cuidado com a saúde masculina. O câncer de próstata, por exemplo, é o segundo tipo mais comum entre em homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai ou irmão.

 

O incentivo da família também é importante para a ida ao médico. Foi o que aconteceu com o professor de educação física e atleta Vinícius Zimbrão. Aos 39 anos, ele começou a sentir dores e percebeu um inchaço em um dos testículos. Incentivado pela namorada, ele foi ao médico e descobriu que estava com um tumor. “Foi tudo muito rápido. Eu descobri numa segunda e na quarta, já estava sendo operado. O tumor já estava com metástase no nível 2, na região abdominal”, explica.

 

Após a retirada, ele teve que fazer 21 sessões de quimioterapia. No primeiro dia do tratamento, ele postou uma foto nas redes sociais propondo um desafio inusitado: já que ele não poderia se exercitar, que as pessoas treinassem por ele. Em poucas horas, foram centenas de curtidas e comentários de apoio e solidariedade. Assim, foi criado o #desafiodozimbrao, para motivar as pessoas a seguirem treinando.

 

Quando o tratamento foi finalizado, Zimbrão e todas as pessoas que participaram do desafio se reuniram para comemorar e pedalar do Horto até a Mesa do Imperador. Vendo o sucesso da campanha, a Oncologia D’Or e o Instituto Lado a Lado se juntaram ao atleta e o evento virou fixo no calendário do Novembro Azul. Neste ano, o evento vai acontecer no dia 30, no Mirante Dois Irmãos.

 

Sobre o slogan #viverinspiraacura, Zimbrão explica que “a gana de vencer e acreditar na vida é uma inspiração para a cura”.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]