Como saber se a criança está crescendo bem? – por: Dra. Carolina Assumpção
Uma das demandas mais frequentes no consultório de endocrinologia pediátrica é a baixa estatura. O crescimento é um reflexo dinâmico da saúde da criança e sempre que ela não está crescendo adequadamente ou ocorre um desvio no gráfico de crescimento, é necessário investigar a causa. Por isso, acompanhar a evolução da estatura, peso e velocidade de crescimento no gráfico é muito importante.
Fatores placentários e intrauterinos podem fazer com que o bebê tenha um crescimento restrito, nascendo com baixo peso e/ou comprimento, mais conhecido como pequeno para idade gestacional ou PIG. A maior parte das crianças se recuperam sozinhas até os 2 anos, mas cerca de 15% não irão recuperar o seu canal familiar de crescimento e terão indicação de tratamento.
Entre outros fatores que podem influenciar no crescimento infantil, podemos destacar:
- Herança familiar;
- Deficiência de absorver nutrientes;
- Hipotireoidismo;
- Displasias esqueléticas;
- Síndromes genéticas, como Turner e Dowm;
- Tumores do Sistema Nervoso Central; e
- Distúrbios do Hormônio do Crescimento;
Ao contrário do que muita gente pensa, a fase de maior crescimento não se dá na puberdade, mas sim no primeiro ano de vida. Depois disso, ocorre uma desaceleração do crescimento, até que, na puberdade, acontece o famoso “estirão”. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é de:
– 0 – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano
– 1- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano
– 3 – Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano)
Uma dica para identificar no dia a dia se seu filho está́ crescendo bem é observar se está demorando a trocar o número de sapato e roupa. Mas isso não tira a obrigatoriedade da avaliação médica, ok? Quanto antes identificar a baixa estatura e sua causa, melhor será o prognóstico.
A Dra. Carolina Assumpção atende aqui no Centro Integrado Bella toda quarta-feira, a partir das 12h30. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).
Recommended Posts
Viroses respiratórias: quais sinais diferenciam a síndrome gripal de Covid-19? – por Dra. Nayara Figueira
maio 11, 2022
Dez filmes para assistir com toda a família
março 26, 2021