Mudança do metabolismo ao fazer 30 anos ou após a menopausa: isso realmente acontece? – por: Dra. Fernanda Albuquerque
Você acabou de fazer 30 anos ou está no grupo que entrou na menopausa?
Eu mesma já falei em Lives ou em consultas com meus pacientes que o metabolismo fica muito mais lento após os 30 anos e por isso ficava mais difícil perder peso. Mas um estudo sério publicado na Revista Science*, publicado em agosto, mostrou que não é bem assim.
Já sabemos que o metabolismo está muito atrelado a quantidade de massa magra que nosso corpo possui. Este estudo sugeriu que nossa maior taxa de metabolismo é alcançada com 1 ano de vida. Depois deste período, ela vai caindo lentamente até os 20 anos de idade, estabiliza e começa a cair novamente aos 60 anos. Isso funcionaria tanto em homens quanto em mulheres; ou seja, não teria aumento nem na gravidez nem diminuição na menopausa.
Aí você me pergunta: “Fernanda, por que fica mais difícil perder peso depois dos 30? Ou então: depois que parei de menstruar meu corpo mudou muito e ganhei peso”? O estudo sugere que isso tem a ver com a forma como nos alimentamos e do que nos alimentamos. E também com os hábitos que temos para manter a nossa famosa massa magra!
Resumindo: a melhor forma de ter saúde e, como consequência manter ou perder peso, é ficarmos atentos ao que comemos, o quanto nos mexemos, como dormimos e como lidamos com nossas emoções e relações.
Eu fiquei surpresa com o resultado deste estudo! Por isso que amo a Ciência!
Referência:
Revista Science, 13 august 2021: Herman Pontzer et al: “Daily energy expenditure through the human life course” – https://www.science.org/doi/10.1126/science.abe5017
A Dra. Fernanda Braga atende no Centro Integrado Bella toda segunda (manhã) e quarta (tarde/noite). Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).
Recommended Posts
MASSAGEM É LUXO? – por Rita de Cássia
agosto 12, 2022
Fisioterapia em obstetrícia – por Andressa Abreu
abril 29, 2022