As dores do crescimento realmente existem? – por Dra. Carolina Assumpção

As dores do crescimento realmente existem? - por Dra. Carolina Assumpção

Sabe aquela dor, sem causa aparente, que as crianças reclamam? Ela é conhecida como “dor do crescimento”. Na maioria das vezes, são benignas e surgem à noite ou de madrugada, às vezes tão intensas que levam ao choro. Na manhã seguinte, a criança está totalmente assintomática e não apresenta nenhuma limitação física.

Esse nome se popularizou no início do século 19 e, na realidade, não existe relação com nenhuma fase do crescimento físico e sem causa conhecida, mas o termo é usado para diferenciá-la de uma série de outras condições que causam dor em crianças. Ela atinge cerca de 10% a 20% das crianças, entre 3 e 10 anos, de ambos os sexos.

Raramente, ela acontece diariamente e o intervalo entre as crises varia de alguns dias, semanas ou meses. É tipicamente bilateral (parte anterior das coxas, canelas, panturrilhas e atrás dos joelhos) em 80% dos casos, sendo raro o envolvimento dos membros superiores.

A avaliação médica é sempre importante. O exame físico da criança com dor de crescimento é normal. Ela caminha normalmente, a coluna e as extremidades não apresentam deformidades, nem restrição de movimentos. Não existe fraqueza muscular, nem alteração dos reflexos. Também não há achados anormais na avaliação médica.

É muito importante que ela seja diferenciada de outras causas de dor presentes em doenças mais sérias.

Caso seu filho esteja se queixando de dores, procure ajuda médica!

A Dra. Carolina Assumpção atende aqui no Centro Integrado Bella toda quarta-feira, a partir das 12h30. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]