Desfralde: como saber a hora certa? – por: Dra. Fernanda Veiga

Desfralde: como saber a hora certa? - por: Dra. Fernanda Veiga

Um dos maiores desafios do desenvolvimento infantil é saber qual o momento ideal de desfraldar o bebê, ou seja, retirar as fraldas. Esta nova fase traz uma grande transformação na vida da criança e, para que a experiência seja positiva, a participação familiar é fundamental.

 

Caso a retirada seja precoce ou a criança se sinta prejudicada, provavelmente o processo será mais demorado podendo até se tornar traumáticos. Por isso, é necessário observar se ela está pronta fisiológica e psicologicamente para viver sem fraldas.

 

Para te ajudar a identificar se é o momento ou não do desfralde, listei algumas dicas fundamentais:

 

– A criança já capaz de andar e de se sustentar de pé com firmeza;

– Faz uma grande quantidade de xixi de uma só vez e não de pouquinho em pouquinho;

– Já faz cocô em horários mais ou menos de rotina, e faz movimentos que indicam que está evacuando, como abaixar ou ficar parado em um canto;

– Identifica que ir ao banheiro está atrelado a ir fazer xixi, cocô, lavar as mãos, etc.;

– Se sente claramente incomodado quando a fralda está molhada de xixi ou suja de cocô;

– Anunciar que vai fazer xixi ou cocô.

 

É preciso ter em mente que o desfralde não vai acontecer da noite para o dia. Este processo costuma durar de 2 a 4 meses, dependendo da criança. Neste período de aprendizado, ela pode deixar escapar alguma necessidade, ou sentir vergonha de dizer que precisa ir ao banheiro. Evite fazer comentários ou recriminações nessa fase e combine sinais para que ela se sinta confortável em verbalizar a vontade de fazer xixi ou cocô.

 

O desfralde diurno geralmente ocorre primeiro que o noturno, pois durante o dia, a criança tende a ter mais controle sobre as vontades de ir ao banheiro, e podem pedir o auxílio dos pais. Já à noite, é mais comum ter alguns escapes, o que pode tornar o processo um pouco mais longo, mas você pode manter o uso das fraldas durante o sono do seu filho por mais tempo.

 

Esse momento é muito importante para a criança, já que, nessa fase ela adquire um maior controle sobre o seu corpo. Sendo assim, quanto mais calmo e tranquilo ocorrer o desfralde, melhor para o desenvolvimento e crescimento dos nossos pequenos!

 

Converse com o médico do seu filho e saiba mais!

 

A Dra. Fernanda Veiga, especialista em nefrologia pediátrica, atende aqui no Bella toda terça. Para marcar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]