Saúde do homem: vamos falar sobre impotência sexual? – por Dr. Luiz Renato Muglia
Muitos homens, a maioria na faixa dos 50 anos, chegam na consulta e dizem que estão com problema na qualidade da ereção na hora do ato sexual. Por conta disso, eles ficam com a autoestima baixa e começam a evitar ou adiar a atividade sexual com a parceira com medo de deixá-la insatisfeita. Como muitas vezes esse é um assunto considerado tabu entre o casal, a relação pode ficar degastada.
Vale lembrar que a impotência sexual tem cura, mas é importante que o homem vá ao urologista para ser feita a investigação e descobrir a causa. O uso de remédios para o controle da pressão arterial, por exemplo, pode prejudicar a chegada do sangue no pênis, prejudicando a ereção. A troca do medicamento ou a associação com outros, feita em conjunto com o cardiologista do homem, é uma das alternativas.
A reposição hormonal bem indicada, feita quando a taxa de testosterona está baixa, também é um dos tratamentos recomendados. Além de melhorar a libido, ela aumenta a capacidade de raciocínio, ajuda no ganho de massa muscular e dá mais ânimo no dia a dia. No entanto, a sua indicação não é liberada para todos os pacientes, pois pode prejudicar mais do que ajudar. O uso indiscriminado do hormônio, principalmente em homens mais novos, pode causar dependência, prejudicar a saúde cardiovascular e aumentar a chance de o indivíduo ter câncer de próstata.
Mulheres, conversem com os seus parceiros e insistam sobre a importância dele visitar regularmente um médico!
Recommended Posts
MASSAGEM É LUXO? – por Rita de Cássia
agosto 12, 2022
Fisioterapia em obstetrícia – por Andressa Abreu
abril 29, 2022