Meu filho ronca! E agora? – por: Dra. Tatiana Roriz
Dormir bem é importante em todas as idades. Esse período de descanso interfere diretamente na saúde e no bem-estar. Porém, alguns problemas podem atrapalhar a qualidade do sono, como o ronco. E engana-se quem pensa que isso só afeta o público adulto. Se seu filho ronca, as principais causas para que isso aconteça são:
- Rinite (que na maioria das vezes é alérgica)
- Adenóide aumentada
- Amígdalas grandes
A queixa também pode estar associada à apneia do sono, que são paradas na respiração enquanto a criança dorme. Os outros sintomas são: suor excessivo, dificuldade para respirar e dormir de boca aberta. O problema prejudica a liberação do hormônio do crescimento, causando um déficit do crescimento estatural definitivo. Outras consequências são:
- Má qualidade do sono, com agitação
- Irritabilidade
- Baixo desempenho escolar
- Hiperatividade e desatenção
O uso excessivo de chupetas e mamadeiras também pode causar roncos. Isso porque os bicos podem alterar a arcada bucal das crianças, mudando o formato e prejudicando a passagem de ar.
Se seu filho respira pela boca ou ronca, procure um Otorrinolaringologista para começar o tratamento adequado.
A Dra. Tatiana Roriz atende aqui no Centro Integrado Bella toda sexta-feira, das 8h às 12h. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).