O papel da fisioterapia no puerpério- por: Andressa Abreu
O puerpério é o período compreendido entre a expulsão da placenta até o retorno à condição fisiológica pré-gravídica. É uma fase importante, que pode causar complicações, independente da via de parto.
Durante o ciclo gravídico-puerperal, o corpo da mulher passa por várias mudanças fisiológicas que podem alterar o funcionamento dos vários sistemas. Podem ocorrer:
– alterações musculoesqueléticas, que cursam com dor;
– hipoatividade ou hiperatividade do assoalho pélvico, que pode causar incontinência urinária e/ou dor;
– alteração na biomecânica do diafragma, que acontece durante a geração e pode se manter no puerpério;
– diminuição da funcionalidade do abdômen, provocando dor e sobrecarga em outras estruturas como o próprio assoalho pélvico.
A fisioterapia tem um importante papel nessa fase, auxiliando a diminuir tais complicações e facilitar o retorno da mulher às suas atividades de vida diária. A atividade utiliza recursos como exercícios metabólicos, respiratórios e perineais, analgesia, posicionamento, orientações posturais e de amamentação visando melhora e/ou prevenção dos sintomas citados. Converse com um fisioterapeuta e tire suas dúvidas!
A fisioterapeuta Andressa Abreu atende toda quinta aqui no Centro Integrado Bella. Para mais informações sobre agendamentos, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).
Recommended Posts
MASSAGEM É LUXO? – por Rita de Cássia
agosto 12, 2022
Fisioterapia em obstetrícia – por Andressa Abreu
abril 29, 2022