Por que emagrecer é difícil? – por Dra. Fernanda Braga
Os níveis de obesidade e sobrepeso estão crescentes em nosso país. Cerca de 50% da população brasileira apresenta sobrepeso segundos dados recentes da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Alimentar-se de forma adequada e praticar atividade física regular são a base do processo de perda de peso. Mas por que perder peso é difícil ?
A cada dia que passa as pessoas têm menos tempo. Dormem pouco, gastam mais tempo em deslocamentos casa e trabalho, e, muitas vezes, têm mais de um emprego. No meio desta rotina corrida e cansativa, acabamos não priorizando o tempo do exercício e do preparo do alimento. Aplicativos para todas estas tarefas existem e o sedentarismo tem atingido níveis cada vez mais altos.
Como mudarmos este cenário? Como eu já disse, não é fácil, mas podemos adotar algumas medidas como fazer pequenos trajetos à pé e tirar menos o carro da garagem. Já quem utiliza transporte público pode descer um ponto ou estação antes ou depois. Outras alternativas são preferir escadas a elevadores; nos dias de folga ou no fim de semana, preparar o cardápio da semana, deixando legumes e vegetais cortados para o consumo e congelando as fontes de proteína para a semana. Todas são atitudes possíveis e que, com o hábito, ficam mais fáceis de serem adotadas.
Vale lembrar que a obesidade é uma doença crônica, assim como o Diabetes e a Hipertensão Arterial, além de ser uma “porta” para outras doenças que têm o excesso de peso como fator causal. Sendo uma doença crônica, deve ser tratada com seriedade e respeito, e muitas vezes, se faz necessário o uso orientado de medicamentos, que podem ser para a vida toda.
Converse com seu médico ou sua equipe de saúde. O Endocrinologista é o profissional capacitado para ajudá-lo junto de uma equipe multiprofissional.
Recommended Posts
MASSAGEM É LUXO? – por Rita de Cássia
agosto 12, 2022
Fisioterapia em obstetrícia – por Andressa Abreu
abril 29, 2022