Tratar a diástase ou reabilitar o abdômen? – por: Michelle Menezes
Para começar, temos que compreender se realmente aquele afastamento é mesmo uma diástase ou se é um afastamento fisiológico (normal).
A diástase é caracterizada pelo afastamento dos músculos e do tecido conjuntivo da região do abdômen, causado pelo excesso da pressão intra-abdominal, seja por ganho excessivo de peso ou gestação. Essa condição pode ser percebida através de sintomas físicos, como dores na coluna, constipação intestinal e incontinência urinária; e estéticos, como barriga inchada e flacidez.
O grau de afastamento da diástase é medido pelo especialista. Até 1 ou 2 dedos, não é considerado diástase, faz parte da própria anatomia do corpo. Nesses casos, se a paciente tiver alguma queixa em relação ao abdômen, o ideal é fazer uma reabilitação abdominal a fim de recuperar a força na região.
Se for diástase, temos que avaliar além da musculatura, a respiração, o alinhamento, a tensão, a flacidez, as dores. A partir do diagnóstico correto, iremos reabilitar a musculatura abdominal. É necessária uma abordagem global e individualizada ao mesmo tempo.
Somente um profissional capacitado poderá fazer uma avaliação completa e uma abordagem segura e eficaz. Marque uma consulta e saiba mais!
A fisioterapeuta Michelle Menezes atende aqui no Bella com horário a combinar. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.
Recommended Posts
MASSAGEM É LUXO? – por Rita de Cássia
agosto 12, 2022
Fisioterapia em obstetrícia – por Andressa Abreu
abril 29, 2022