Vacinas para alergia: como funciona a imunoterapia – por: Dra. Nathália Mota

Vacinas para alergia: como funciona a imunoterapia - por: Dra. Nathália Mota

A imunoterapia, conhecida como vacina para alergia, é um método de tratamento para doenças alérgicas que consiste na introdução, por via injetável (subcutânea) ou sublingual, de substâncias causadoras de alergia em quantidades crescentes. O objetivo é obter um estado de tolerância à substância que causa alergia.

A vacina pode ser indicada para:
– Alergia respiratória, como asma e rinite alérgica permanente
– Alergia ocular, como conjuntivite
– Alergia a picada de insetos
– Alergia de pele, como dermatite atópica

A imunoterapia também tem sido utilizada para alergias alimentares, contudo, nesse caso, ela apresenta eficácia mais baixa.

Geralmente, o tratamento é realizado em duas etapas. Uma fase de indução, que é quando as injeções são aplicadas até chegar na dose máxima, e uma fase de manutenção, em que a dose máxima é injetada mensalmente. É feito de forma prolongada, com, no mínimo, 3 anos e, no máximo, 5 anos de duração.

Para iniciar um tratamento com a vacina, é preciso obter um diagnóstico correto e avaliar a resposta alérgica no sangue e na pele. Outros detalhes sobre o paciente também serão considerados, como a existência de comorbidades e condições clínicas. É permitido iniciar a imunoterapia abaixo dos 5 anos de idade; de preferência, acima dos 2 anos de idade.

 

Vale ressaltar que a vacina não promove a cura completa da alergia; ela te deixa protegida por um longo tempo, dependendo do organismo de cada um. Quando os sintomas reaparecem, o paciente pode tomar a vacina novamente.

 

A Dra. Nathália Mota atende aqui no Centro Integrado Bella toda quarta-feira. Para mais infos, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]