5 pontos no corpo para pressionar e aliviar o estresse – por: Dra. Adriana de Moraes

5 pontos no corpo para pressionar e aliviar o estresse - por:  Dra. Adriana de Moraes

Em tempos de pandemia, é muito importante cuidar também da saúde mental para conseguir passar por essa fase da melhor maneira possível. No entanto, nem sempre é possível deixar de sentir medo ou angústia com um futuro de incertezas de quando a nossa vida voltará realmente ao normal. Neste momento, é muito importante praticar o autocuidado com o nosso corpo e mente.

A Medicina Tradicional Chinesa sustenta que nosso corpo possui uma rede de pontos onde acessamos toda energia circulante. Quando são pressionados, eles ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções. Essa automassagem pode ser feita em qualquer momento, principalmente quando a mente está inquieta.

Separamos abaixo cinco pontos e a maneira correta de ativá-los. Confira:

1 – Meio da testa
Localizado entre as sobrancelhas, o ponto Yintang, quando estimulado, ajuda a tranquilizar e aliviar a ansiedade.
Feche os olhos e pressione por alguns segundos, respirando profundamente.

2 – Topo da cabeça
O ponto, chamado Baihui, está situado bem no meio do crânio. Ao pressioná-lo, ele eleva a mente, acalma as emoções e beneficia todos os nossos sentidos.
Feche os olhos e aperte com os dois dedos indicadores por alguns segundos, respirando profundamente.

3 – Prega interna do punho – 1º ponto
O punho conta com três pontos muito importantes para o tratamento da ansiedade. De tão significativos, eles também são chamados de linha da calma. O primeiro, chamado de Shenmen, localizado na prega de flexão ventral do punho (altura do dedo mindinho), cuida inquietude e angústia, além de pacificar a mente e abrir a porta do coração para novas experiências.
Feche os olhos e pressione o ponto com o polegar, fazendo movimentos circulares, respirando profundamente.

4 – Prega interna do punho – 2º ponto

O segundo ponto, chamado Daling, está localizado entre os dois tendões (flexor radial do carpo e o palmar longo). Conhecido também como o “Grande Monte”, ele trata palpitação e sensação de opressão no peito, permitindo que a gente veja as coisas por uma outra perspectiva.
Feche os olhos e pressione o ponto com o polegar, fazendo movimentos circulares, respirando profundamente.

5 – Prega interna do punho – 3º ponto
O último ponto da “linha da calma” é chamado de Taiyuan. Nesse local, sentimos o pulsar da artéria radial. Ele é indicado para tratar a respiração, descongestionando o tórax, além de melhorar a tosse e a dor de garganta. Também alivia a ansiedade.
Feche os olhos e pressione o ponto com o polegar, fazendo movimentos circulares, respirando profundamente.

Reprodução/Instagram @acupunturabrasil

No momento, os atendimentos com a Dra. Adriana de Morais estão suspensos por conta da pandemia. Mas caso queira receber um aviso da reabertura da agenda, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

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