Sexualidade – por Dra. Junia Dias

Sexualidade  - por Dra. Junia Dias

Quando falamos de relacionamento e sexualidade, é fundamental que pontos como autoconhecimento e diferenças entre cérebros sejam abordados. Afinal, um bom relacionamento é formado por um acordo que, quando respeitado e trabalhado, garante uma convivência mais harmoniosa, com menos conflitos e melhor qualidade da vida sexual do casal.

Muitas questões e problemas levantados por pacientes em consultório são resultados de ruídos de comunicação entre os parceiros. Pessoas discutem sem entender como o outro pensa e funciona. Para evitar frustrações e conviver melhor com as diferenças, é muito importante conhecer o tipo de funcionamento cerebral do seu parceiro. Mas não pense que todas as mulheres possuem cérebros femininos e todos os homens, masculinos. Isso ocorre na maioria das vezes, mas mulheres e homens de orientação heterossexual podem apresentar funcionamento cerebral trocado, ou seja, a mulher ter um cérebro masculino e o homem ter um cérebro com funcionamento feminino.

Cérebros femininos conseguem administrar vários assuntos ao mesmo tempo, são detalhistas, sensíveis e mais intuitivos, entre outras características. O cérebro masculino já é mais analista, focado, apresenta necessidade de agendamento, estrutura e indicações claras. Porém, de nada adianta ter conhecimento de como o cérebro do seu parceiro ou parceira funciona, se você não tiver a consciência de como você opera e reage a situações e estímulos. Autoconhecimento associado a consciência de como funciona o cérebro do seu parceiro, é fundamental para se estabelecer bons acordos.

Definir um bom acordo no relacionamento não é ter vantagens sobre o outro, apontar quem é melhor ou pior, definir quem vai vencer ou mandar. Um bom acordo é quando as duas partes, com plena consciência das suas aptidões e limitações, encontram formas e soluções para conviver melhor. O autoconhecimento promove o empoderamento, fortalecendo e dando voz às individualidades. É preciso empoderar homens e mulheres para que, ideias do século passado, como a guerra dos sexos, sejam esquecidas. Essa evolução está diretamente ligada ao despertar. Evoluir como indivíduos, partilhando, crescendo, respeitando a limitação e voz do outro, é o caminho para se conquistar uma vida sexual saudável.

Dra. Junia Dias atende no Centro Integrado Bella toda quinta- feira. Para marcações de consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]