Como lidar com o diagnóstico de câncer? – por Natália Baratta Gil
A partir de um diagnóstico como câncer ou qualquer outra doença ameaçadora, a vida se transforma radicalmente. Conseguir se reconhecer neste novo cenário nem sempre é fácil. Todo esse processo de adaptação e transformação pode gerar expectativas relacionadas ao futuro, medo do desconhecido e sentimentos de ansiedade e angústia. É um turbilhão de emoções, todas ao mesmo tempo e sem muito aviso prévio. Cada pessoa irá responder emocionalmente de acordo com suas possibilidades. Respeitar o tempo de cada paciente é fundamental!
Não há jeito certo ou errado para se lidar com situações extremas. Não existe receita de bolo que nos ajude a atravessar os processos de adoecimento. Cada paciente e cada família precisa achar e construir suas próprias formas de cuidado. No furacão de um diagnóstico, muitas vezes não conseguimos organizar e nomear as diferentes sensações que estamos vivendo no momento.
Muitas pacientes relatam uma sensação de não pertencerem mais ao mundo dos saudáveis e ao mesmo tempo também não conseguem se ver como doentes (seja de maneira temporária ou permanente).
Iniciativas como o Outubro Rosa ajudam a trazer o tema da prevenção ao câncer e a importância do autocuidado para nossas conversas cotidianas. Abordar o tema de forma natural auxilia a desmistificar o estigma em relação ao câncer e ao próprio tratamento oncológico. Se anteriormente muitas pessoas tinham medo até de falar a palavra câncer, hoje este cenário começa a se modificar.
O acompanhamento psicológico durante o tratamento auxilia pacientes e familiares a elaborar as diferentes etapas ao longo do tratamento e poder juntos com o psicólogo construir estratégias de enfrentamento que o fortaleçam diante da doença. Cuidar de si também envolve o respeito ao limite, ao seu próprio tempo e caminho.
Recommended Posts
Dez filmes para assistir com toda a família
março 26, 2021