Como evitar a sarcopenia? – por: Dr. Ítalo Cesar – Nutrólogo Esportivo

Como evitar a sarcopenia? - por: Dr. Ítalo Cesar - Nutrólogo Esportivo

A sarcopenia é um processo natural e progressivo de perda de massa muscular (músculos), característico do envelhecimento, que leva a pessoa a perder a capacidade da independência funcional, comprometendo a qualidade de vida. A perda de força é 2-5 vezes mais rápida que a perda de massa. Essa carência também é mais associada à invalidez e morte.

As causas dessa síndrome são multifatoriais: vida sedentária, queda dos níveis de testosterona, estrogênio e hormônio do crescimento, perda dos neurônios que conduzem o estímulo aos músculos, resistência à insulina, deficiência de vitamina D e ingestão deficitária de proteína.

O diagnóstico é dado após a avaliação dos seguintes critérios:
1- baixa massa muscular;
2- baixa força muscular;
3- baixa performance física

Fazer exercícios físicos regulares e seguir uma dieta equilibrada são as alternativas mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia. Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de musculação; e na dieta, os alimentos ricos em proteínas (veja ao lado). Essa combinação ajuda a ganhar ou manter massa muscular.

Para maiores de 65 anos, a recomendação, é fazer 150 minutos semanais de atividade física aeróbia ou 75 min de atividade intensa ou mesmo um equilíbrio entre ambas. Já quem tem baixa mobilidade deve realizar atividades voltadas para melhora de equilíbrio e evitar quedas, duas vezes por semana.

Fazer exercício físico regularmente melhora consideravelmente a qualidade de vida. Converse com o seu médico!

O Dr. Ítalo Cesar atende aqui no Centro Integrado Bella todo sábado, a partir das 8h. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]