A hora da refeição tem sido uma verdadeira guerra na sua casa? Se sim, calma, vou te explicar porque isso pode estar acontecendo!
Se a criança tem entre 1 ano e meio e 3 anos e parou de comer, ele pode estar em uma fase característica da idade. Nesse período, o crescimento é lento e o ganho de peso é mínimo e isso se reflete diretamente no apetite.
Além disso, existem outros fatores que podem estar contribuindo para ela sequer tocar na refeição do almoço, como:
Ausência de rotina alimentar: horários bagunçados ou cada dia almoça em um horário…
Excesso de mamadeiras ao longo do dia: uma criança que toma mamadeira às 9h da manhã dificilmente terá apetite para comer ao meio dia, já que é uma refeição que dá muita saciedade para a criança
Petiscos ao longo do dia: esses “belisquinhos” não só tiram a fome como podem atrapalhar a rotina do sono.
Oferecer refeição quando a criança não tem fome causa birra, gritos e empurrões no prato. Além disso, essa situação faz a criança ficar muito irritada, resultando em “guerra” na hora da refeição. Por isso, não obrigue a criança a comer, pois isso só traumatiza mais ainda a criança e a deixa com uma relação péssima com a comida.
Ajuste os horários das refeições, reduza a quantidade da refeição, crie uma rotina alimentar da criança com refeições organizadas e opte por formas de preparação variadas. Também tenha frutas em locais de fácil acesso e evite a compra de alimentos ultraprocessados.
Mas atenção: não adianta fazer isso tudo e não ser exemplo. Coma a mesma refeição que ele e escolha sempre alimentos saudáveis.
Se depois de ter feito tudo isso seu filho continua com dificuldade, procure ajuda profissional!
A nutricionista Ana Karolina Moriel atende aqui no Centro Integrado Bella todo sábado. Para marcar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).
Orientação nutricional prestada pelas melhores profissionais do mercado para a indicação de dietas alimentares mais adequadas para os diferentes períodos da gestação e puerpério, visando a saúde da mãe e do bebê.
Orientação dermatológica pré e pós-parto por profissionais de primeira linha para previnir e tratar dos problemas comuns da gravidez e puerpério como manchas na pele (melasma), estrias e outros.
Fortalecimento de períneo e assoalho pélvico, ajudando a fortalecer a musculatura que é solicitada no parto normal. Além de prevenir possíveis problemas no pós parto.
A Shantala é uma massagem que consiste em movimentos suaves e lentos de compressões, alongamentos e oferece benefícios como alívio de cólicas, melhora da função intestinal e da insônia, controle de problemas respiratórios e acalma o bebê. O curso é com teorias e práticas com bonecos.
10 sessões de esfoliação do couro cabeludo, estimulação do couro cabeludo, remoção de excesso de oleosidade, massagem relaxante ombro e cabeça, e secagem do cabelo.
Curso referente aos primeiros cuidados que a mamãe deve ter com o bebê no período pós-parto. Aborda assuntos da amamentação ao banho, motivos do choro de bebês e muito mais.
NOVIDADE – Temos agora o curso de Primeiros Cuidados com o Bebê Online! – saiba mais aqui.
A amamentação concretiza a relação de amor construída desde a gravidez. Destina-se às mamães que desejam amamentar plenamente, e aos seus companheiros,para que possam entender e apoiar este processo.
A Shantala é uma massagem que consiste em movimentos suaves e lentos de compressões, alongamentos e oferece benefícios como alívio de cólicas, melhora da função intestinal e da insônia, controle de problemas respiratórios e acalma o bebê. O curso é com teorias e práticas com bonecos.
Cuidados com recém-nascido; Reconhecimento do choro; Desenvolvimento do bebê de 0 à 12 meses; Mantendo o Bebê seguro; Higienização dos utensílios do Bebê; Orientação sobre alimentação do Bebê e outras dicas importantes.
Atividades na piscina com a mamãe e o bebê que buscam, por meio de contato e estimulação, contribuir para o desenvolvimento físico, afetivo e neuromotor. O meio líquido, mas extra-uterino, permite uma maior identificação por parte do recém-nascido.
O Serviço de apoio domiciliar a lactação consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados em domicílio para mulheres que estão com dificuldades para amamentar o seu bebê. Profissionais especializadas em amamentação irão à sua casa para identificar o problema – dificuldades inerentes ao início da lactação e adaptação da criança à mama – e propor soluções para o maior conforto e tranquilidade da mãe e do bebê.
É um tratamento que estimula a circulação linfática, atuando na regeneração dos tecidos e na eliminação de toxinas. É indicado para reduzir inchaços e desconfortos causados por problemas na circulação e também como coadjuvante no tratamento estético – celulite, gordura localizada, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Massagem feita com oléos especiais de forma suave e deslizante com movimentos leves nas articulações. A gestante é posicionada na maca de forma confortável para ela, podendo usar almofadas para ajudar na acomodação. É indicada para diminuir as tensões musculares, as dores e desconfortos característicos dos períodos de gestação.
A massagem é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre o tecido do corpo favorecendo a quebra das células de gordura que são eliminadas pela corrente sanguínea. A técnica consegue atingir as camadas do tecido com o maior nível de concentração de gordura. A massagem auxilia na redução de medidas, combate a celulite e a flacidez.
A esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granular que é esfregado em todo o corpo com o intuito de limpar, esfoliar e hidratar a pele.
Originária da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é um método que consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, para obter efeito terapêutico em diversas condições, principalmente, para o alívio de dores. A acupuntura também é eficaz em casos de estresse, ansiedade, alterações hormonais e em problemas imunológicos, por tornar o organismo mais resistente às infecções.
Atividade de baixo impacto, a Hidroginástica proporciona o fortalecimento muscular, a redução do edema gestacional e a melhora da capacidade cardio-respiratório. No pós-parto, a intensidade dos exercícios é maior com a finalidade de fortalecimento muscular.
Os exercícios de Pilates, sempre integrados à respiração, tonificam e alongam o corpo, fortalecem a musculatura e colaboram com o alinhamento da postura. A concentração e o bem-estar também estão entre os benefícios, já que a atividade desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora.
Na Lojinha do Bella nossas alunas vão encontrar roupas bonitas e confortáveis para prática de exercício e também itens escolhidos a dedo para seus bebês.