Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a síndrome do pânico atinge entre 2% e 4% da população brasileira. Qualquer pessoa que sofre com o problema ou já teve episódios assim afirma que a experiência é marcante. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre o caracteriza em si o transtorno de pânico.
Primeiro, é preciso explicar o que é um ataque de pânico. Ele é caracterizado por um período súbito de intenso medo ou apreensão, desencadeado ou não por um estímulo, podendo durar minutos ou até horas. Durante a crise, o indivíduo tem a sensação de que está sofrendo um ataque cardíaco, com taquicardia, sensação de mal-estar, tremores nas mãos, formigamento, palpitações, dor no peito e sudorese intensa, como se fosse morrer naquele momento. Esses sintomas duram de 20 a 30 minutos e podem desaparecer de forma rápida e gradual.
No entanto, vale ressaltar que nem todos que tiveram um ataque de pânico tem síndrome de pânico. Para ser diagnosticado com o problema, o indivíduo precisa ter episódios recorrentes e inesperados. Além disso, eles devem estar acompanhados por pelo menos um desses problemas abaixo:
Preocupação sobre as implicações ou consequências dos ataques, como medo de morrer por problemas respiratórios ou cardíacos
Preocupação persistente sobre a possibilidade de ter novos ataques
Mudança comportamental significativa
O transtorno pode se desenvolver em qualquer idade, mas costuma se manifestar em média a partir dos 25 anos. As mulheres são três vezes mais afetadas e diagnosticadas, em comparação aos homens. Alguns hábitos podem ser gatilhos para o ataque, como: insônia e padrões incomuns de alimentação, além do uso exagerado de álcool e outras substâncias.
Em geral, o transtorno de pânico é crônico. A frequência e a gravidade dos ataques podem oscilar conforme a vida do paciente. Cerca de 40% ficam livres de sintomas no acompanhamento a longo prazo. Já aproximadamente 50% têm sintomas leves e 10% a 20% costumam a ter sintomas relevantes. É preciso acompanhamento com psiquiatra, além do uso de remédios controlados.
Controlar a respiração também é vista como uma alternativa para o controle das crises. Ela é capaz de controlar a frequência cardíaca, além de modificar padrões de comportamento de medo e sensações relacionadas ao estresse. Separai algumas técnicas nas imagens abaixo:
Se você sente algum desses sintomas, procure um especialista. Cuide da sua saúde mental!
Aqui no Centro Integrado Bella, a Dra. Ana Gabriela Maia atende em conjunto com a Dra. Ana Carolina Faria todo sábado, das 8h às 12h. Para marcar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).
Orientação nutricional prestada pelas melhores profissionais do mercado para a indicação de dietas alimentares mais adequadas para os diferentes períodos da gestação e puerpério, visando a saúde da mãe e do bebê.
Orientação dermatológica pré e pós-parto por profissionais de primeira linha para previnir e tratar dos problemas comuns da gravidez e puerpério como manchas na pele (melasma), estrias e outros.
Fortalecimento de períneo e assoalho pélvico, ajudando a fortalecer a musculatura que é solicitada no parto normal. Além de prevenir possíveis problemas no pós parto.
A Shantala é uma massagem que consiste em movimentos suaves e lentos de compressões, alongamentos e oferece benefícios como alívio de cólicas, melhora da função intestinal e da insônia, controle de problemas respiratórios e acalma o bebê. O curso é com teorias e práticas com bonecos.
10 sessões de esfoliação do couro cabeludo, estimulação do couro cabeludo, remoção de excesso de oleosidade, massagem relaxante ombro e cabeça, e secagem do cabelo.
Curso referente aos primeiros cuidados que a mamãe deve ter com o bebê no período pós-parto. Aborda assuntos da amamentação ao banho, motivos do choro de bebês e muito mais.
NOVIDADE – Temos agora o curso de Primeiros Cuidados com o Bebê Online! – saiba mais aqui.
A amamentação concretiza a relação de amor construída desde a gravidez. Destina-se às mamães que desejam amamentar plenamente, e aos seus companheiros,para que possam entender e apoiar este processo.
A Shantala é uma massagem que consiste em movimentos suaves e lentos de compressões, alongamentos e oferece benefícios como alívio de cólicas, melhora da função intestinal e da insônia, controle de problemas respiratórios e acalma o bebê. O curso é com teorias e práticas com bonecos.
Cuidados com recém-nascido; Reconhecimento do choro; Desenvolvimento do bebê de 0 à 12 meses; Mantendo o Bebê seguro; Higienização dos utensílios do Bebê; Orientação sobre alimentação do Bebê e outras dicas importantes.
Atividades na piscina com a mamãe e o bebê que buscam, por meio de contato e estimulação, contribuir para o desenvolvimento físico, afetivo e neuromotor. O meio líquido, mas extra-uterino, permite uma maior identificação por parte do recém-nascido.
O Serviço de apoio domiciliar a lactação consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados em domicílio para mulheres que estão com dificuldades para amamentar o seu bebê. Profissionais especializadas em amamentação irão à sua casa para identificar o problema – dificuldades inerentes ao início da lactação e adaptação da criança à mama – e propor soluções para o maior conforto e tranquilidade da mãe e do bebê.
É um tratamento que estimula a circulação linfática, atuando na regeneração dos tecidos e na eliminação de toxinas. É indicado para reduzir inchaços e desconfortos causados por problemas na circulação e também como coadjuvante no tratamento estético – celulite, gordura localizada, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Massagem feita com oléos especiais de forma suave e deslizante com movimentos leves nas articulações. A gestante é posicionada na maca de forma confortável para ela, podendo usar almofadas para ajudar na acomodação. É indicada para diminuir as tensões musculares, as dores e desconfortos característicos dos períodos de gestação.
A massagem é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre o tecido do corpo favorecendo a quebra das células de gordura que são eliminadas pela corrente sanguínea. A técnica consegue atingir as camadas do tecido com o maior nível de concentração de gordura. A massagem auxilia na redução de medidas, combate a celulite e a flacidez.
A esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granular que é esfregado em todo o corpo com o intuito de limpar, esfoliar e hidratar a pele.
Originária da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é um método que consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, para obter efeito terapêutico em diversas condições, principalmente, para o alívio de dores. A acupuntura também é eficaz em casos de estresse, ansiedade, alterações hormonais e em problemas imunológicos, por tornar o organismo mais resistente às infecções.
Atividade de baixo impacto, a Hidroginástica proporciona o fortalecimento muscular, a redução do edema gestacional e a melhora da capacidade cardio-respiratório. No pós-parto, a intensidade dos exercícios é maior com a finalidade de fortalecimento muscular.
Os exercícios de Pilates, sempre integrados à respiração, tonificam e alongam o corpo, fortalecem a musculatura e colaboram com o alinhamento da postura. A concentração e o bem-estar também estão entre os benefícios, já que a atividade desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora.
Na Lojinha do Bella nossas alunas vão encontrar roupas bonitas e confortáveis para prática de exercício e também itens escolhidos a dedo para seus bebês.