Distúrbio gastrointestinal funcional – por: Dra. Cristiane Tsuge

Distúrbio gastrointestinal funcional - por: Dra. Cristiane Tsuge

Vc já ouviu falar em distúrbio gastrointestinal funcional? Com certeza, sim! Apenas disfarçados de cólica e refluxo do lactente, “gastrite nervosa”, enxaqueca abdominal, síndrome do intestino irritável, constipação funcional e por ai vai…

Esses Distúrbios Gastrointestinais Funcionais são definidos como sintomas gastrointestinais crônicos ou recorrentes, que não são explicados por alterações anatômicas, metabólicas, inflamatórias e neoplásicas, ou seja, não há causa orgânica identificada.

Eles estão relacionados com predisposição genética, exposição ao meio e contextos psicossociais.

Alguns estudos tentam explicar a origem desses distúrbios funcionais. Um deles aborda a interação alterada entre fatores psicossociais e fisiologia intestinal via eixo cérebro-intestino.

Ambos se comunicam de forma bidirecional através do sistema nervoso autônomo. Receptores localizados no intestino, recebem e enviam estímulos ao cérebro e vice-versa, de forma que a sensibilidade gastrointestinal pode estar distorcida na vigência de descompensação psicossocial.

A microbiota também participa ativamente nesse processo, produzindo agentes bioativos captados pelo sistema neuroendócrino e imune. O tipo/diversidade da microbiota individual pode funcionar como fator protetor.

Os critérios diagnósticos clínicos são elaborados e revisados por especialistas, denominados critérios de Roma (IV). Embora a identificação seja mais subjetiva do que o esperado para alguns, assim como o tratamento, o impacto na vida do paciente e familiares é relevante.

A Dra. Cristiane Tsuge atende aqui no Centro Integrado Bella toda sexta-feira pela manhã. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]