A influência dos pais na alimentação infantil – por Graziela Siqueira

A influência dos pais na alimentação infantil  - por Graziela Siqueira

A formação dos hábitos alimentares começa muito antes do que se imagina.

Quando um casal deseja engravidar, o ideal é já iniciar com uma alimentação e estilo de vida mais saudável. Essa atitude influencia geneticamente na formação do embrião, contribuindo contra os fatores de risco para o desenvolvimento de possíveis complicações, como a Diabetes Mellitus, a hipertensão arterial, a obesidade e o câncer.

Uma boa alimentação também causa reflexos no bebê dentro do útero e na amamentação, pois o líquido amniótico e o leite alteram o sabor de acordo com que a mãe mais come naquele dia. Isso pode favorecer uma melhor aceitação dos alimentos na fase da introdução alimentar, que acontece a partir dos 6 meses de vida.

Já na fase de compartilhar a mesma comida da família à mesa, o que mais influenciará será o exemplo dos pais. As crianças imitam os adultos em gestos, palavras e atitudes. Por que não imitariam com a alimentação Vale a reflexão.

Lembrando que comida não é punição nem recompensa. Não adianta oferecer algo em troca para que determinado alimento seja aceito pela criança. Isso atrapalha a relação que ela terá com a comida para o resto da vida, tanto em qualidade como em quantidade dos alimentos. Todas as crianças possuem uma autorregulação que controla a saciedade e a fome e isso deve ser respeitado para que essa relação com a comida seja amistosa e gentil.

A nutricionista Graziela Siqueira atende no Centro Integrado Bella todas as sextas, das 8h30 às 18h. Para mais informações sobre marcação de consultas, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasOutros

[recaptcha]