Eu tenho Diabetes. Preciso monitorar diariamente a minha glicemia? – por: Dra. Fernanda Braga

Eu tenho Diabetes. Preciso monitorar diariamente a minha glicemia? - por: Dra. Fernanda Braga

 

Quem tem Diabetes precisa de cuidados por toda vida. Mas, mesmo sem cura, é possível levar uma vida normal com a doença, desde que haja um controle da taxa de glicemia. Ela ajuda a entender o funcionamento do organismo em relação à alimentação, à pratica de exercícios físicos, ao uso de alguns medicamentos e se o tratamento está sendo realmente eficaz.

 

O monitoramento ajuda também a evitar casos de hipoglicemia e hiperglicemia.  A primeira acontece quando há queda excessiva do açúcar no sangue (inferior a 70 mg/dL). Entre os principais sintomas estão tremores, sudorese intensa, palidez, sonolência e confusão mental. Já quando a pessoa está com alto nível de açúcar no sangue apresenta uma hiperglicemia e pode apresentar cansaço, desânimo, perda de peso e aumento da frequência em urinar.

 

Os horários e a frequência de medidas devem ser orientadas por seu médico. Além dos glicosímetros, que são as famosas fitinhas que reagem com o sangue tirado da pontinha do dedo, a tecnologia atualmente também oferece o monitoramento a partir de sensores flash colocados no corpo do paciente, cuja taxa é lida pelo celular. No entanto, mesmo com o uso de monitores de glicemia intersticial, é recomendado o automonitoramento glicêmico capilar.

 

Separo abaixo 7 passos para alcançar um bom controle glicêmico:

1 – Aprenda a verificar a glicemia corretamente;

2 – Estabeleça com o seu médico o objetivo glicêmico;

3 – Escolha horários para monitorar a glicemia e respeite a hora diariamente;

4 – Registre diariamente o horário e o valor da glicemia. Além do bom e velho caderninho, existem apps para quem prefere ter isso no celular;

5 – Leve sempre esses registros na consulta com o seu médico;

6 – O registro desses dados é fundamental para identificar os padrões de glicose no sangue; e

7 – A automonitoração ajuda bastante quando praticada adequadamente. Mas pode se tornar um problema quando feita de forma equivocada. Por isso, faça o controle corretamente.

 

A Dra. Fernanda Braga atende no Centro Integrado Bella toda segunda (manhã) e quarta (tarde/noite). Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211 (WhatsApp).

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]