Efeitos da pílula anticoncepcional no organismo – por: Dra. Fatima Oladejo

Efeitos da pílula anticoncepcional no organismo - por: Dra. Fatima Oladejo

A pílula anticoncepcional é o contraceptivo mais usados pelas mulheres para evitar a gravidez. Por mais que os medicamentos disponíveis tenham passado por atualizações e melhorias ano após ano, eles causam alguns efeitos no organismo. Abaixo, está uma prévia do que esperar nos primeiros dias, semanas e meses após o início da pílula.

Dias
A náusea ocorre no início, mas geralmente passa em alguns dias. Isso acontece pois a pílula contém níveis elevados de estrogênio, o que causa desconforto no estômago. Uma dica é tomar o comprimido com uma refeição ou lanche para evitar queixas estomacais.

Vale lembrar que quando você começa a tomar a pílula, leva vários dias para começar a fazer efeito. Por isso, use outro meio contraceptivo, como a camisinha, durante os primeiros 7 dias ou mais, conforme indicação médica.

Semanas
Você pode notar um sangramento leve fora do período menstrual. Se você não menstruar no primeiro dia em que começar a pausa, não se preocupe! Seu corpo ainda está se adaptando à pílula e pode levar algumas cartelas até que você comece a ver um padrão de quando a menstruação chega.

Mudanças de humor e dores de cabeça também são efeitos colaterais comuns do início da pílula. Se você acha que ela está causando alterações de humor, fale com seu médico e veja se tentar uma fórmula diferente seria benéfico para você. Além disso, o medicamento pode melhorar ou piorar as dores de cabeça. Se o seu médico achar que suas dores de cabeça estão relacionadas à pílula, ele pode prescrever um anticoncepcional oral sem estrogênio ou com menor quantidade.

Meses
Agora que você toma o anticoncepcional de forma consistente há alguns meses, deverá sentir menos efeitos colaterais.

Diga adeus à sensibilidade mamária. Pode ter sido um problema nos primeiros dois meses, mas deve diminuir com o passar do tempo. Já a acne geralmente se torna menos comum após os primeiros 3 meses.

Além disso, a mudança de peso ocorre em algumas pessoas ao iniciar a pílula, mas a maioria permanece com o mesmo peso.

Se ocorrerem efeitos colaterais, eles geralmente são leves e desaparecem nos primeiros três a quatro meses após a ingestão da pílula anticoncepcional. Se persistirem, converse com seu médico!

 

A Dra. Fátima Oladejo atende aqui no Centro Integrado Bella toda quarta-feira. Para marcar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]