Alergias respiratórias no inverno

Alergias respiratórias no inverno

As alergias são uma resposta exagerada do nosso sistema imunológico quando entramos em contato com substâncias capazes de gerar alergia, como pólen, mofo, ácaros ou pelos de animais. Essa condição costuma piorar no inverno, já que o ar fica mais seco, favorecendo o aparecimento das alergias respiratórias, como rinite e asma. Além disso, o tempo frio faz com que as pessoas permaneçam em ambientes fechados e menos ventilados por mais tempo, o que eleva a circulação de vírus, bactérias e outras substâncias nocivas.

Mas como saber a diferença de uma gripe ou resfriado para uma rinite alérgica, por exemplo? Segundo a Dra. Nathália Mota, alergista e imunologista do Centro Integrado Bella, as duas primeiras são de origem infecciosa, causadas por vírus e acompanhadas de sintomas como febre, dor no corpo e mal-estar. Já a rinite é uma doença inflamatória da mucosa do nariz, de caráter hereditário e não causa febre nem é contagiosa.

Uma das opções de tratamento para amenizar quadros alérgicos é a imunoterapia, mais conhecida como vacina. Mas, de acordo com a médica, o procedimento não previne nem cura a alergia, apenas controla os sintomas, tornando o paciente tolerante aquelas substâncias que provocavam o quadro alérgico. Vale ressaltar que o tempo de tratamento e a formulação do produto deve ser feita de forma individual para cada paciente.

Além disso, algumas mudanças na rotina podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a alergia durante o inverno. A Dra. Nathália separou seis dicas. Veja abaixo:

1 – Não tenha tapetes de pano e cortinas de pano, que costumam acumular muita poeira. Opte por produtos com tecidos sintéticos, como de PVC ou poliéster;

2 – Na hora da faxina, evite vassouras e espanador de pó. Use um aspirador de pó e um pano úmido para limpar a casa;

3 – Sempre que puder, deixe as janelas abertas para ventilar o ambiente;

4 – Lave casacos e roupas de frio antes de usar, para evitar o uso de roupas com “cheiro de guardado” ou com bolor;

5 – Encape colchão e travesseiro com capas antialérgicas;

6 – Guarde os ursos de pelúcia, que costumam acumular poeira e ácaros.

 

A Dra. Nathália Mota atende no Centro Integrado Bella todas as sextas de manhã. Para marcação de consultas, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Bella GestanteBella FemininaBella Tartari