Natação no inverno: por que não se deve abandonar a atividade na estação?

Natação no inverno: por que não se deve abandonar a atividade na estação?

Daniele Perez | Professora de natação do Centro Integrado Bella

No inverno, é comum que as aulas de natação infantil fiquem mais vazias. No entanto, apesar da baixa temperatura, a atividade não precisa ser interrompida durante a estação. Ela ajuda no tratamento e controle de problemas respiratórios, como rinite, asma e alergia. Isso acontece por conta do ambiente quente e úmido, que hidrata a mucosa nasal, além da salinidade da piscina.

Outro benefício da natação é a o aumento da capacidade e elasticidade pulmonar, já que ela trabalha os grupos musculares usados na respiração através dos movimentos dos braços, pernas, costas e abdômen, melhorando o retorno venoso e o funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

No entanto, os cuidados com a criança logo após a atividade devem ser redobrados, a fim de evitar um choque térmico. Para que o contato do pequeno com a temperatura externa seja o mínimo possível, os pais sempre devem deixar separados o chinelo e um roupão seco perto da saída da piscina. Outra recomendação é não andar na rua com a roupa de banho molhada. Uma dica é secar a criança, guardar o maiô ou a sunga na bolsa e vesti-la com uma roupa quentinha.

Natação no dia a dia

Vale lembrar que a natação tem uma lista extensa de benefícios. A atividade ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, noção espacial, temporal e de ritmo. Além disso, melhora a resistência do organismo, ajuda no convívio social, aumenta a afetividade entre pais e filhos e eleva a autoestima.

 

Aqui no Bella, temos várias turmas de natação, dos 6 meses aos 6 anos, de segunda a sábado. Para ser feita a matrícula, é preciso apresentar um atestado médico assinado pelo pediatra. Mais informações pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]