Saiba como deixar a pele saudável e hidratada no inverno

Saiba como deixar a pele saudável e hidratada no inverno

Durante o inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas em declínio levam à diminuição na transpiração corporal. Isso, combinado com a preferência por banhos quentes, deixam a pele propícia ao ressecamento.

De acordo com a Dra. Cinthya Basaglia, dermatologista do Centro Integrado Bella, é preciso ter cuidado nos banhos muito quentes, que retiram a camada de proteção da pele, deixando-a vulnerável ao ressecamento e sem viço. A recomendação é tomar somente uma vez ao dia, evitar o uso exagerado do sabonete e priorizar as regiões das mãos, axilas e genitália. Logo após, uma dica é passar um creme hidratante com a pele ainda úmida, para a maior absorção dos nutrientes, principalmente nas partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, joelhos e calcanhares. Essa orientação também vale para os bebês e crianças pequenas, que devem usar produtos indicados para peles sensíveis e indicados pelo pediatra.

Entre os ativos hidratantes mais indicados, estão a manteiga de karité, vitamina E, D-Pantenol, aveia e ceramidas. A ureia também é um ingrediente bastante indicado, mas a concentração acima de 3% não pode ser usada por grávidas, pois alguns estudos já mostraram que ela atravessa a barreira placentária, podendo prejudicar a formação do feto.

Em relação a ingestão de líquidos, a médica alerta que a hidratação começa de dentro da fora. Por isso, é muito importante, tanto para o bom funcionamento do organismo quanto para a saúde da pele, beber, pelo menos, 2 litros de água diariamente. Sucos naturais de frutas e água de coco também são opções bem-vindas.

Como a estação pode deixar a pele mais sensível, algumas doenças podem aparecer ou ter os sintomas agravados, como a dermatite atópica, psoríase e rosácea. Para evitar essas queixas, mantenha a pele sempre hidratada e use somente os medicamentos indicados pelo dermatologista.

Os procedimentos estéticos mais invasivos são recomendados no inverno, como peelings químicos e laser de CO2. Os dois promovem a renovação da pele, retardando o envelhecimento cutâneo e melhorando a aparência de cicatrizes de acne e manchas. Após a realização, a Dra. Cinthya ressalta que é preciso evitar a exposição ao sol e proteger a pele com filtro solar. O produto, inclusive, deve ser usado diariamente, já que os raios ultravioletas conseguem ultrapassar as nuvens, podendo atingir a pele e trazer prejuízos em longo prazo.

Siga as nossas dicas e aproveite o inverno da melhor forma possível!

 

A Dra. Cinthya Basaglia atende no Centro Integrado Bella toda quinta-feira à tarde. Para marcação de consultas, entre em contato pelos telefones 2530-4779/2537-8980/99140-7211.

 

Foto: Uma linda promessa
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]