Saúde bucal do bebê: Como cuidar dos primeiros dentes

Saúde bucal do bebê: Como cuidar dos primeiros dentes

Durante o primeiro ano de vida, nascem os primeiros dentes do bebê. Normalmente, eles surgem por volta dos seis meses, mas como cada organismo é diferente, eles podem aparecer a partir dos três meses ou até mesmo quando a criança completar um ano de vida. E é possível perceber o nascimento através de algumas ações dos pequenos, como morder com força os bonecos ou chupar os dedos sem parar.

Nesta fase, os pais precisam ser pacientes para lidar com as possíveis reações e indisposições da criança. De acordo com a Dra. Patrícia Marinho, que integra a equipe de Pediatria do Centro Integrado Bella, os principais sintomas são irritabilidade, mau humor, choro constante, falta de apetite, salivação excessiva e inchaço/vermelhidão na gengiva.

Caso o bebê esteja sofrendo muito com o nascimento dos dentinhos, alguns truques caseiros ajudam a amenizar os sintomas, como umedecer a gaze com água gelada e massagear levemente a gengiva. Deixar o mordedor na geladeira e oferecer frutinhas geladas também ajudam no alivio da dor. Em relação ao uso de remédios, a médica ressalta que a Sociedade Brasileira de Pediatra não recomenda o uso de pomadas tópicas anestésicas, pois alguns ativos podem causar reações adversas para a criança.

Vale destacar que, com o nascimento dos primeiros dentinhos, os pais devem limpar a região com produtos adequados para a idade. A falta de limpeza pode levar ao aparecimento de cáries e problemas ainda maiores no futuro. Visite o pediatra do seu filho para mais informações e não use nada sem a orientação dele!

Dra. Patrícia Marinho atende no Centro Integrado Bella todas as segundas e quartas à tarde. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (21) 2530-4779/2537-8980.
share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!



Atividades FísicasCursosConsultasConvêniosOutros

[recaptcha]