CÓLICAS EM BEBÊ: COMO ALIVIAR?

CÓLICAS EM BEBÊ: COMO ALIVIAR?

As cólicas são naturais e esperadas, isto é, fazem parte do desenvolvimento da criança. Elas acontecem nos primeiros três meses de vida porque seu filho está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal dele ainda não está formada.
No 4° mês, a flora intestinal está completa e o cérebro e o intestino já se entendem melhor. Então, as cólicas devem deixar de ocorrer. Se persistam por mais tempo, busque a orientação de um pediatra para investigar o caso. Há crianças que têm refluxo, doenças inflamatórias intestinais ou alergia a proteína do leite de vaca.
Para aliviar, antes de tudo, mantenha-se tranquila. Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdômen. Colo e carinho fazem um bem! Fique em um ambiente aconchegante, à meia luz e coloque uma música relaxante. Apesar de o peito acalmar a criança, evite amamentá-la, pois a sucção estimula as contrações intestinais, o que agrava as dores.
Massagens circulares em sentido horário no abdômen e ao redor do umbigo ajudam a soltar os gases. Passe a mão com um pouquinho de óleo de bétula ou de amêndoa. Isso aquece o local e acalma o bebê.
Exercícios com as pernas também contribuem para diminuir as dores e soltar gases. Deite o bebê de costas e flexione as suas perninhas sobre o abdômen.

Compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada com sucesso!